sexta-feira, abril 25, 2014

As pedras no caminho da corrida eleitoral no Pará - Parte II

Campos reúne-se com o governador Simão Jatene no Pará, mas não fecha nada com o PSDB.
A foto é da Agência Pará que sempre sede "gentilmente" os registros pras capas do jornal OLiberal.

A visita do presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) à Belém do Pará mexeu com a cabeça de líderes de vários partidos que ainda estudam a complexa e emaranhada conjuntura política, onde há muitas pedras no caminho da corrida eleitoral no Pará.

Candidato do PSB ao planalto e terceiro colocado na disputa nacional, segundo as últimas pesquisas realizada pelo Brasil, Campos deu entrevista coletiva à imprensa ainda no aeroporto, onde desembarcou de um voo particular, almoçou com empresários na Federação das Indústrias do Pará - FIEPA, visitou o sistema RBA de comunicação e conversou com o governador Simão Jatene, candidato à reeleição pelo PSDB, o qual ainda tem o PSB como partido de sua base no Estado. 

Já no fim da tarde, Campos participou de um encontro no Centro de Convenções da Amazônia, o Hangar onde reuniu diversas lideranças do PSB e de outros partidos, entre eles, o ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), que junto com o deputado Estadual Cássio Andrade (PSB) e do vereador Ademir Andrade, presidente do PSB no Estado, conversaram sobre a possibilidade de uma aliança local entre os partidos.

Eduardo Campos deixou Belém sabendo que já há uma maioria do PSB paraense defendendo que o partido não apoie o PSDB e nem o PMDB nas eleições de Outubro e assim opte pelo lançamento de uma terceira via no Estado.



PSB estuda a possibilidade de deixar a base de Jatene e apoiar Dudu ao governo do Estado.
Foto de João Ricardo Amaral, fotógrafo amador.
O tabuleiro local.

O governador Simão Jatene que tem como vice Helenilson Pontes, do PSD, concorrerá à reeleição e nacionalmente terá que apoiar o candidato do PSDB, Aécio Neves à presidência. No campo adversário, está o PMDB numa aliança com o PT, com a pré-candidatura de Helder Barbalho ao governo e de Paulo Rocha ao senado, formado assim até agora o único palanque da presidenta Dilma no Estado.

No entanto, o jornal Diário de Pernambuco em uma matéria que antecedeu a visita de Eduardo Campos ao Pará, afirmou que na avaliação dos socialistas paraenses, a disputa entre os dois candidatos ao governo, Helder pelo PMDB e Jatene pelo PSDB, é equilibrada. "Os dois têm uma rejeição muito alta", disse o presidente estadual do PSB, Ademir Andrade que acredita que o lançamento de um outro nome para a disputa estadual, poderia levar a eleição paraense para o segundo turno. 

Segundo Ademir Andrade, o nome do partido para concorrer ao cargo seria o deputado estadual Sidney Rosa. "Ele é muito bem avaliado", assegurou. Em mantendo o apoio ao governador Simão Jatene, o PSB poderia ocupar a vaga ao Senado também com Sidney, mas o PSB ainda vai definir se permanece na base de apoio do governador Simão Jatene (PSDB) ou se lança candidatura própria. A decisão deverá ser tomada até o fim de maio.

A candidatura de Duciomar Costa.

Vale lembrar que Duciomar visitou o Diretório Nacional do PTB, em Brasília, no começo de Abril e recebeu apoio dos dirigentes do partido para concorrer ao pleito estadual, entre eles, do presidente nacional de sua legenda, Benito Gama, que já declarou que o Partido estará com Dilma em sua reeleição e ao ser indagado pelo jornal Folha de São Paulo se haveria chance de recuo, foi enfático: "não, não há chance".

O presidente do PTB-PA, deputado federal Josué Bengtson, também apoiou o projeto de Duciomar, e solicitou que o pré-candidato desse início, imediatamente, às conversas com líderes no Estado a fim de consolidar sua campanha eleitoral.

Jatene mais fraco e Dilma com dois palanques.

Em conversas com cientistas políticos e lideranças bem informadas, foi unânime a percepção de caso seja confirmada a tese levantada por este blog, não sobra dúvidas de que Simão Jatene perderá ainda mais força do que já cogitava, por ter uma base repleta de disputas e por ser composta por partidos que também estão na base do governo Dilma,  o que deixa o atual governador ainda mais fragilizado com uma candidatura dentro de sua base.

Já a aliança PT/PMDB pode ter problemas ao ter que dividir Dilma em um possível segundo palanque do PTB de Duciomar Costa no Pará, já que além da forte rejeição que o nome de Helder Barbalho mantém na base petista, o mesmo não consegue reagir aos ataques oriundos do estigma que recai em seu sobrenome, o qual pesa mais do que o insucesso de sua tentativa frustrada de eleger um sucessor em Ananindeua, município que é o segundo maior colégio eleitoral do Pará, onde ele foi prefeito por duas vezes, mas deixou o cargo com uma rejeição alta e que ainda se mantém, segundo alguns pesquisadores que não divulgam pesquisas que são realizadas desde então.

3 comentários:

  1. INCRÍVEL! UMA ANÁLISE TOTALMENTE FORA DA NOSSA REALIDADE... ADEMIR ANDRADE, TOTALMENTE APAGADO NA POLÍTICA REGIONAL, DESDE OS ESCÂNDALOS DE DESVIOS DE CONDUTA QUANDO PRESIDIA A CDP-PARÁ, COM MUITO DINHEIRO ESTRANGEIRO APREENDIDO PELA POLICIA FEDERAL.... DUCIOMAR TERMINOU SEU GOVERNO SEM FAZER SEU SUCESSOR.. SE ASSIM FOR USADO O MESMO CRITÉRIO DO BLOG, NO CASO DO SUCESSOR DE HELDER.... JATENE, SE ENTERRA NOS DESMANDOS DE SEU GOVERNO CORRUPTO E COM SEUS PREFEITOS NA ÁREA METROPOLITANA PIONEIRO E ZENALDO, EM TOTAL DESCRÉDITO PELA OMISSÃO E DENUNCIAS DE ASSOCIAÇÃO AO NARCO TRÁFICO E CRIME ORGANIZADO E DESVIOS DE CONDUTA NA GERÊNCIA DOS RECURSOS PÚBLICOS... QUANTO AO PALANQUE DE DILMA... NUNCA UM PARTIDO ORGÂNICO COMO O PT, E TENDO UM DUCIOMAR COLIGADO COM O PSD, DEFENDENDO O EDUARDO CAMPOS, DARÁ VOZ A UM PALANQUE DUPLO NO ESTADO.. ACORDEM! DIÁRIO DE PERNAMBUCO E FOLHA DE SÃO PAULO, ESTÃO BEM AUSENTES DE NOSSA REALIDADE PARA FAZEREM UMA AVALIAÇÃO DE CONJUNTURA LOCAL... BOA SORTE E MELHOR AVALIAÇÃO E PESQUISA PARA DEPOIS, TENTAR VENDER UMA REALIDADE TÃO IMBECIL, QUE SÓ PEGA PARA OS LEIGOS... PORÉM LEIGO NÃO INTERPRETA.. SE DEIXA MANOBRAR.. BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  2. Quero concordar com a Eli. Esta análise não tem pé nem cabeça esta análise. Uma falsa polêmica. O PSB no Pará faz parte do jogo do Jatene. Se não isso, observem o Governador tirou de seus quadros um dos principais líderes do PSDB o deputado Sidney Rosa para o PSB. Alguém acredita que Rosa foi com mandato e tudo para o PSB por conta do Ademir Andrade? Claro que não! Rosa será vice de Jatene ao Governo do Estado. A recepção ao presidenciável do PSB Eduardo Campos nada tem haver com apoio ao Dudu.O PTB esta com os interesses do PT de Dilma e Lula, nada haver com Campos e Marina. Além do mais o PSB de dos Andrades jamais deixariam os cargos que possuem com Jatene, Pioneiro, Zenaldo, Alexandre Von. Os Andrades, pai e filho, têm muito a perder com um candidato que pode se esperar tudo, até que não seja candidato

    ResponderExcluir
  3. "O governador Simão Jatene que tem como vice Helenilson Pontes, do PSB..." Como assim cara pálida ? Helenilson não é do PSD ? Em relação a terceira via, DUDU não é o cara. E o que dizer do candidato do PMDB/PT que não consegue decolar ??? Em uma pesquisa realizada a ex-governadora Ana Júlia aparece em sua frente, nas intenções de voto para o governo do Pará. Essa eleições será a campeã das abstenções. O vencedor ou vencedora será aquele que conseguir levar mais eleitores às urnas

    ResponderExcluir

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...